Eu me chamo Betânia Almeida, tenho 45 anos, natural de Campina Grande, Paraíba. Sou filha de paraibana e pernambucano. Sou advogada, empresária e agora Deputada Estadual pelo Estado de Roraima.
Tive uma infância muito pobre. Venho de uma família muito humilde. Sou a 10ª filha de 13 irmãos. Aos 8 anos perdi meu pai e ali surgiu uma Betânia sonhadora, que não se deixa condicionar à realidade, e sempre focada em ser uma vencedora.
Na adolescência tive um dos meus irmãos como referência de pai. Foi uma fase muito boa da minha vida! Sempre fui uma adolescente muito focada. E lembro bem que, muitas das vezes, não lanchava na escola, pra guardar o dinheiro do lanche e comprar livros no sebo.
Como menina da periferia, a gente encontra muitas dificuldades. Eu cresci vendo muita injustiça social e acreditado numa justiça que realmente contemplete toda a sociedade, sem distinção de qualquer natureza.
Sou uma pessoa muito determinada. Os desafios, com ajuda de DEUS, a gente consegue tirar de letra, basta colocar na mente: “nunca foi fácil, não seria agora”.
Em 1998 me mudei para Roraima, sempre determinada a estudar, não pedir a oportunidade de prestar vestibular e hoje sou advogada formada pela Faculdade Cathedral. Foram dias díficeis, mas compensadores.
Roraima foi o lugar que me abriu as portas, e como gratidão, neste mais de 20 anos continue fazendo o que já fazia desde a infância, vendo minha mãe fazer, o social. Quando cheguei aqui em Roraima tinha apenas o segundo grau e passava boa parte do meu tempo nas leituras e na Igreja, onde fui professora de adolescente por mais de seis anos, líder de coral e colaboradora nas ações sociais.
Em 2018 fui eleita deputada estadual para servir o povo de Roraima.
Hoje temos seis mulheres na Assembleia Legislativa, de 24 parlamentares, é o maior número que a assembleia já teve. Então, como muita seriedade, e lembrando que aquilo que eu não quero que façam comigo eu não tenho que fazer com o próximo, sou uma deputada atuante pelo Povo de Roraima.