A presença de fisioterapeuta na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), nas unidades hospitalares do estado, tem sido de grande relevância no combate ao novo coronavírus. O que motivou a deputada estadual Betânia Almeida (PV) a protocolar o Projeto de Lei nº. 148/2020 que torna obrigatória a permanência, em tempo integral, de profissionais da fisioterapia nas UTIs em Roraima.

Segundo a parlamentar, a presença desses profissionais dará mais condições à equipe médica em salvar uma vida, nos momentos de emergência.

“As UTIs têm desempenhado um papel fundamental na medicina, sendo cruciais para salvar inúmeras vidas nesta pandemia. Porém, é importante que elas sejam continuamente ampliadas e melhoradas, incluindo uma equipe multidisciplinar de saúde, inclusive com fisioterapeutas”, reforçou.

Conforme Betânia esses profissionais de saúde, devem possuir especialidade em Terapia Intensiva para Adulto, Neonatal e Pediátrica.

“A principal função do fisioterapeuta num leito de UTI consiste em auxiliar nas funções cardiorrespiratórias da pessoa enferma. Para os pacientes que estão em um estado de saúde delicado é fundamental que haja um bom funcionamento das vias aéreas e músculos respiratórios, de modo a facilitar a respiração adequada. Esses profissionais auxiliam na prevenção e no tratamento das doenças cardiopulmonares, circulatórias e musculares, reduzindo assim a chance de possíveis complicações clínicas”, explicou.

A proposição de Betânia, não vale somente para as UTIs públicas, mas também para as que funcionam em regime privado, no qual será necessária a presença de um fisioterapeuta em regime integral (24 horas) para cada dez leitos.

“A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”, concluiu Betânia.

Leia mais sobre os Projetos de Lei e Indicações Parlamentares de autoria da deputada estadual Betânia Almeida (PV)

Confira na íntegra, mais de 100 Indicações e cerca de 60 Projetos de Lei de autoria da deputada Betânia Almeida (PV):

Ano 2019:
PLs e Indicações
(aqui)

Ano 2020:
PLs (aqui) e
Indicações (aqui)

Ano 2021:
PLs (aqui) e Indicações (aqui)

Por Ascom/DBA