O Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, localizado em Boa Vista, é a única unidade de saúde que atende gestantes, parturientes e recém-nascidos em Roraima. São mais de mil partos todos os mês. São pacientes de todos os municípios, regiões fronteiriças e áreas indígenas.

Segundo a deputada Betânia Almeida, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e procuradora Especial da Mulher, para as grávidas e parturientes que não vivem em Boa Vista, ou não tem onde ficar, a situação fica mais difícil. 

“Mesmo com todo planejamento e acompanhamento médico, tem pacientes que  precisam esperar vários dias até a hora do parto. No caso de grávidas que vivem em outras cidades, elas precisam deslocar-se até a capital para realizar os procedimentos referentes ao parto e primeiros dias de vida do bebê”, explica a parlamentar que também já encaminhou pedidos de reforma, mais equipamentos e medicamentos, além da construção de mais uma maternidade no sul de Roraima.

Segundo a Indicação nº 63/2021, já encaminhada ao Governo de Roraima, muitas dessas mulheres não têm familiares na capital e nem recursos financeiros para custear as despesas necessárias, como alimentação e hospedagem.

“Sem o apoio necessário, esse momento que deveria ser sinônimo de felicidade acaba sendo na verdade um grande transtorno para a mulher, seu bebê e entes queridos”, expõe a parlamentar.

A indicação parlamentar propõe que seja criado um espaço na maternidade destinado às mães carentes e que não possuem família na capital. 

A parlamentar sugere que no local deve haver: atendimento médico, assistência social, lavanderia, material de higiene pessoal, local para as mulheres e seus familiares passarem a noite e veículo para transporte das pessoas. 

“A criação desse local será benéfica para as grávidas e sua família. A assistência social é um direito das pessoas, conforme a nossa Constituição Federal”, finaliza. 

Leia mais sobre os Projetos de Lei e Indicações Parlamentares de autoria da deputada estadual Betânia Almeida (PV)

Confira na íntegra, mais de 100 Indicações e cerca de 60 Projetos de Lei de autoria da deputada Betânia Almeida (PV):

Ano 2019:
PLs e Indicações
(aqui)

Ano 2020:
PLs (aqui) e
Indicações (aqui)

Ano 2021:
PLs (aqui) e Indicações (aqui)

Por Ascom/DBA