A deputada estadual Betânia Almeida (PV) apresentou, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), o projeto de Lei nº 141/2020, que institui no Calendário Oficial de Roraima a “Semana Estadual de Incentivo à Participação da Mulher no Processo Eleitoral”.

A matéria tem como finalidade a reflexão e a sensibilização da sociedade em relação ao tema da mulher na política, tendo em vista a sua importância nos debates sobre os desafios sociais.

“Nossa intenção é levar a população ao debate sobre a necessidade de maior representação feminina no Poder Legislativo brasileiro, analisando as possíveis causas do fenômeno e buscando soluções para mudar essa realidade. Por mais que a mulher já esteja se engajando na política, ainda é pouca a sua participação no processo eleitoral. Se formos analisar, os homens ainda são os que dominam a situação. O justo é que todos tenham as mesmas oportunidades”, enfatizou a deputada.

Na proposição apresentada por Betânia sugere ainda que a promoção de ações para a realização do evento seja executada por palestras, conferências e audiências públicas, com distribuição de material informativo , produção de conteúdo para a internet e mídias sociais, entre outros meios.

“A mulher que quer participar da política acaba enfrentando uma série de dificuldades: preterida pelo partido a que está filiada, sofre pressões e chantagens de concorrentes homens, é muitas vezes vista pela própria sociedade como não apta para o cargo, entre outras situações desagradáveis. Por isso, a importância de despertar na sociedade o debate sobre mais mulheres na política”, esclareceu.

Leia mais sobre os Projetos de Lei e Indicações Parlamentares de autoria da deputada estadual Betânia Almeida (PV)

Confira na íntegra, mais de 100 Indicações e cerca de 60 Projetos de Lei de autoria da deputada Betânia Almeida (PV):

Ano 2019:
PLs e Indicações
(aqui)

Ano 2020:
PLs (aqui) e
Indicações (aqui)

Ano 2021:
PLs (aqui) e Indicações (aqui)

Por Ascom/DBA