Nesta segunda-feira, 8, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Promotoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), realizou uma live pela manhã intitulada “Gênero e Política: A força da mulher”.

A procuradora Especial da Mulher, deputada estadual Betânia Almeida (PV), foi a mediadora da live que contou com a participação da advogada e jornalista Florany Mota, idealizadora do Movimento Mais Mulheres na OAB, e da advogada e terapeuta Sirley Theis, ambas especialistas em direito e empoderamento feminino.

Em um bate-papo de uma hora, as participantes falaram sobre as dificuldades enfrentadas em dividir a vida pública com a vida familiar e sobre as conquistas alcançadas.

A advogada Shirley contou sobre a sua experiência política e destacou o papel da mulher nesse cenário. Para ela, assim como em casa, a mulher não pode se submissa ao homem no parlamento, mas para que ela mereça destaque, deve sempre se posicionar com firmeza em suas decisões, como forme de garantir o respeito perante os políticos do sexo masculino.

“Sabemos que participar da vida política não é fácil, porém precisamos colocar mulheres neste meio, que façam a diferença e sirvam de inspiração para outras. Precisamos acabar com essa crença machista de que política não é lugar para o público feminino. Muito pelo contrário, devemos nos posicionar sempre à frente e mostrar que somos capazes, assim como os homens de exercer o nosso papel dentro da sociedade”, destacou.

A advogada Florany também contou sobre a sua trajetória política, na qual foi eleita por duas vezes prefeita do município do Uiramutã. Ela também destacou que sua atuação foi fundamental para a criação do movimento “Mais mulheres na OAB”.  

“Comecei a minha política com 27 anos e foi gratificante, pois fui prefeita daquele município por dois mandatos. Em 2014 resolvemos levar essa consciência política para dentro da OAB em uma conferência no Rio de Janeiro, em que pela primeira vez na história da OAB foi realizado um painel para discutir sobre a importância da mulher na sociedade, violência doméstica, entre outros temas”, explicou

A deputada Betânia Almeida reforçou a participação da mulher na política e reformou, como exemplo, as seis colegas parlamentares que, juntamente com ela compõem a atual legislatura roraimense.

“São sete mulheres empoderadas do extremo Norte do Brasil, que chegaram a compor a Casa Legislativa com muita garra, pois sabemos que não é fácil concorrer com os homens, pois ainda há muitos preconceitos e dificuldades que atrapalham o nosso trabalho durante o período eleitoral”, destacou Betânia agradecendo as advogadas em participar da live.

Violência doméstica, espaços no mercado de trabalho, a ocupação de tempo entre mulheres e homens também foram os assuntos colados em pauta no bate-papo.

“Fico muito satisfeita em saber que conseguimos alcançar os nossos objetivos com a realização dessa live. A participação das doutoras Florany e Sirley foi de extrema importância. A intenção é realizar mais quatro lives para tratar de outros temas voltados à mulher, ainda neste mês de março”, garantiu Betânia que agradeceu a participação dos internautas que fizeram perguntas e deram sugestões no bate-papo.

Nas considerações finais, as participantes agradeceram ao convite da deputada Betânia Almeida e parabenizaram a Assembleia Legislativa de Roraima pela iniciativa.

Confira a íntegra da live no Youtube

Confira a íntegra da live no Facebook

Leia mais sobre os Projetos de Lei e Indicações Parlamentares de autoria da deputada estadual Betânia Almeida (PV)

Confira na íntegra, mais de 100 Indicações e cerca de 60 Projetos de Lei de autoria da deputada Betânia Almeida (PV):

Ano 2019:
PLs e Indicações
(aqui)

Ano 2020:
PLs (aqui) e
Indicações (aqui)

Ano 2021:
PLs (aqui) e Indicações (aqui)

Por Ascom/DBA