A deputada Betânia Almeida (PV) participou no final da tarde desta segunda-feira, 23, de reunião com a secretária do Trabalho e Bem-Estar Social, Tânia Soares, para tratar sobre economia criativa em Roraima. 

Participaram do encontro o presidente do Instituto de Etnocultura e Sustentabilidade da Amazônia (IETNOS), Carlos Alberto Pavelegini de Medeiros, e o presidente da Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e Empreendedores Individuais de Roraima (FEMICRO-RR), Félix Ferreira do Nascimento Neto.

Desde o início do ano a deputada Betânia Almeida (PV) tem promovido encontros entre representantes do Governo de Roraima, através da SETRABES, do IETNOS e da FEMICRO-RR.

A deputada é autora de duas emendas parlamentares no valor de R$ 600 mil que serão usadas, numa parceria entre a SETRABES, IETNOS e FEMICRO-RR para três projetos paralelos: o portfólio dos produtos e serviços da bioeconomia e economia criativa dos 15 municípios de Roraima, a reforma da sede da FEMICRO-RR que será um ponto de suporte e comercialização dos produtos e serviços, além da publicação de um cartilha sobre saberes tradicionais de saúde das etnia macuxi.

O mapeamento e registro dos produtos e serviços da Economia Criativa e Bioeconomia está sob a responsabilidade do IETNOS. O mesmo é indispensável para o desenvolvimento sustentável, gerando emprego e renda, além de agregar valor aos produtos e serviços desenvolvidos nos 15 municípios de Roraima.

“São produtos e serviços subvalorizados ou comercializados por atravessadores, com poucos benefícios para quem produz ou tem a ideia. Com esse trabalho, os produtos e serviços receberão um selo que vai identificar a origem e os processos, com reconhecimento a quem produz e também comercialmente, gerando mais renda e emprego nos nossos municípios”, destaca a parlamentar.     

A deputada comenta a proposta inovadora dos projetos, com grande alcance econômico e social. “A FEMICRO-RR, que representa mais de 20 mil microempreendedores do setor e conta com o nosso apoio, inclusive destinou uma emenda de R$ 200 mil para reformar a sede da entidade”, reforçou. 

O presidente da FEMICRO-RR, Félix Ferreira do Nascimento Neto, disse que pela primeira vez uma parlamentar se mostrou acessível à causa dos pequenos empreendedores. “Nós somos a mola propulsora da economia, mas fomos muito afetados com essa pandemia, inclusive com o fechamento de muitos empreendimentos”, lamentou.

“A deputada Betânia, com a sua sensibilidade de mulher, abraçou a nossa causa e agora nos ajuda a sair dessa crise que nos atormenta. Em nome da nossa categoria quero reconhecer e agradecer publicamente esse apoio que veio na hora certa e a nossa resposta será com muito trabalho, gerando emprego e renda no nosso estado de Roraima”, acrescentou.

A secretária da SETRABES, Tânia Soares, a parceria promovida pela deputada entre o Governo de Roraima, o IETNOS e a FEMICRO-RR é importante para agregar valor ao trabalho da Secretaria, que além do Bem-estar Social, é responsável também pelo Trabalho. “O governador Antônio Denarium (sem partido) já declarou apoio à parceria e nos deu a missão de fazer isso acontecer”, comentou.

“Parabéns a deputada Betânia por promover essa parceria e também destinar uma emenda parlamentar para financiar esse projeto que vai refletir na qualidade e valorização dos produtos e serviços que fazem parte da nossa economia tradicional”, destacou.

Para finalizar, a secretária enfatizou que a reforma da sede da FEMICRO-RR dará mais condições de trabalho aos empreendedores, com espaço adequado para dar visibilidade aos produtos e serviços. “O portfólio que está sendo preparado pelo IETNOS vai mostrar o que tem sido feito pelos empreendedores nos municípios de Roraima”, disse. 

A deputada Betânia Almeida (PV) destacou o compromisso e a seriedade do trabalho que está sendo feito em nome de um grande número de empreendedores que ajuda a desenvolver o nosso estado. 

“Com essa pandemia muitos empreendedores ficaram sem praticamente nenhuma renda. O governador Antonio Denarium, inclusive, criou o auxílio empreendedor para ajudar quem foi mais afetado pela pandemia. Agora estamos trazendo com essa proposta que vai ajudar no retorno dessas pessoas aos seus locais de trabalho”, comentou.

O presidente do IETNOS, Carlos Alberto Pavelegini de Medeiros, disse que após formalizados os trâmites da parceria, provavelmente em setembro deve ser feito todo o trabalho de mapeamento e registro dos produtos e serviços da economia criativa e bioeconomia nos 15 municípios de Roraima.

“A nossa meta assumida com o governador Antônio Denarium está com tudo pronto [portfólio e reforma] até o dia 5 de outubro, para iniciarmos uma nova fase na economia de Roraima, com geração de emprego e renda pelos empreendedores. 

Leia mais:

Confira na íntegra, as Indicações e Projetos de Lei de autoria da deputada Betânia Almeida (PV):

Ano 2019:

PLs e Indicações (aqui)

Ano 2020:
PLs (aqui) e
Indicações (aqui)

Ano 2021:
PLs (aqui) e Indicações (aqui)

Por Ascom/DBA

Visite nossas Redes Sociais

Site Oficial: https://betaniaalmeida.com.br/
Facebook:
https://bit.ly/337Cng4
Instagram:
https://bit.ly/3iO6LC9
Twitter:
https://bit.ly/3cgBMMy
WhatsApp:
https://bit.ly/3cQgiHa
Youtube:
https://bit.ly/391dOV