Em setembro do ano passado a deputada estadual Betânia Almeida (PV) protocolou o Projeto de Lei nº 140/2020, que cria o Dia Estadual de Combate à Gordofobia.

A parlamentar comentou o projeto hoje, 10, Dia do Gordo. “A proposta de Lei foi apresentada no dia 8 de setembro, justamente na antevéspera da data  dedicada à conscientização sobre a importância de respeitar as pessoas que estão acima do peso”, destacou.

O Projeto de Lei nº 140/2020 já recebeu parecer na Comissão de Saúde e saneamento e também na Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ). Agora aguarda para votação em plenário.

A gordofobia é o preconceito, a repulsa ou a discriminação social, política e econômica praticada contra pessoas acima do peso. “É fato que pessoas acima do peso sempre foram vítimas de bullying por outros membros da sociedade, na escola, nos espaços públicos e até na família, com o avanço da internet e das mídias sociais, o problema ganhou a devida visibilidade”, lamenta a parlamentar.

A obesidade já atinge mais de 120 mil pessoas em Roraima. No Brasil, uma em cada cinco pessoas está com sobrepeso ou obesidade segundo dados do Ministério da Saúde.

A projeção da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que cerca de 2,3 bilhões de pessoas estejam acima do peso, sendo 700 milhões obesas, até 2025.

A gordofobia provoca depressão, ansiedade, baixa autoestima, isolamento social, estresse, compulsão alimentar e até uso de drogas ilegais para perder peso. “O objetivo é realizada nesta data ações de conscientização, debate e enfrentamento ao problema”, finaliza a parlamentar.

Notícias relacionadas:

Confira na íntegra, as Indicações e Projetos de Lei de autoria da deputada Betânia Almeida (PV):

Ano 2019:

PLs e Indicações (aqui)

Ano 2020:
PLs (aqui) e
Indicações (aqui)

Ano 2021:
PLs (aqui) e Indicações (aqui)

Por Ascom/DBA

Visite nossas Redes Sociais

Site Oficial: https://betaniaalmeida.com.br/
Facebook:
https://bit.ly/337Cng4
Instagram:
https://bit.ly/3iO6LC9
Twitter:
https://bit.ly/3cgBMMy
WhatsApp:
https://bit.ly/3cQgiHa
Youtube:
https://bit.ly/391dOV