A deputada estadual Betânia Almeida (PV) esteve em audiência na quarta-feira, 23, com o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, e com a equipe técnica responsável pela coordenação e elaboração de projetos, para tratar de apoio para os produtos turísticos de Roraima.

Na audiência, a parlamentar pediu apoio do Ministério na elaboração de Plano Diretor de turismo dos municípios de Roraima que integram a região turística do extremo norte do Brasil, também para a pesquisa com mapeamento, catalogação e publicação do portfólio da economia criativa e bioeconomia dos 15 municípios de Roraima.

Essa pesquisa já está em fase inicial com recurso de R$ 400 mil, obtido através de emenda parlamentar da deputada Betânia. O trabalho é feito numa parceria entre a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (SETRABES) do Governo de Roraima e o Instituto de Etnocultura e Sustentabilidade da Amazônia (IETNOS).

Parte do recurso também será destinada para a publicação da Cartilha de Curas Makuxi, de autoria da líder indígena Iolanda Makuxi, com receitas tradicionais usadas nas comunidades indígenas de Roraima.

Também parte da emenda parlamentar será usada para ajudar na construção da sede definitiva da FEMICRO-RR (Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e Empreendedores Individuais de Roraima).

“São ações integradas que estamos desenvolvendo com a participação do Governo de Roraima, SETRABES, FEMICRO E IETNOS. O próximo passo é conquistar o apoio do Ministério do Turismo”, comentou a parlamentar.

Segundo a deputada, trata-se de trabalho para o fortalecimento do turismo, a consolidação de produtos e serviços dos municípios e apoio para os pequenos e microempreendedores de Roraima. “O resultado será a geração de mais empregos e renda para a nossa população.”

O que é Economia Criativa?

A criatividade também pode ser definida como o processo pelo qual ideias são geradas, conectadas e transformadas em coisas que possam ser valorizadas. Em outras palavras, a criatividade é o uso de ideias para produzir novas ideias, que podem gerar emprego e renda. (fonte)

O que é Bioeconomia?

A bioeconomia é o conjunto de atividades que visam à produção e à distribuição de bioprodutos, ou seja, produtos que têm origem nos recursos biológicos, como biofármacos, insumos para a bioenergia, alimentos funcionais, produtos biodegradáveis e outros itens derivados de matéria natural. (fonte)

O que é desenvolvimento sustentável?

A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. (fonte)

Leia mais sobre Economia Criativa e Bioeconomia

Leia também:

Confira na íntegra, as Indicações e Projetos de Lei de autoria da deputada Betânia Almeida (PV):

Ano 2019:

PLs e Indicações (aqui)

Ano 2020:
PLs (aqui) e
Indicações (aqui)

Ano 2021:
PLs (aqui) e Indicações (aqui)

Por Ascom/DBA

Visite nossas Redes Sociais

Site Oficial: https://betaniaalmeida.com.br/
Facebook:
https://bit.ly/337Cng4
Instagram:
https://bit.ly/3iO6LC9
Twitter:
https://bit.ly/3cgBMMy
WhatsApp:
https://bit.ly/3cQgiHa
Youtube:
https://bit.ly/391dOV