A deputada estadual Betânia Almeida (PV) foi a convidada especial do Partido Verde, em Mato Grosso, para ministrar a palestra “Mulher na Esfera Pública – Política como campo de conquistas”, durante o encontro “Mulheres na Política: Verdes na defesa do Pantanal”, que aconteceu nesta quinta-feira, 21, em Cuiabá/MT. 

A apresentação foi prestigiada pelo presidente do PV em MAto Grosso e vice-prefeito de Cuiabá, José Stopa, que estava acompanhado da Maria Alice, e pelo ex-vereador de Cuiabá e secretário de Relações Internacionais do PV, Aluízio Leite.

A parlamentar roraimense destacou a importância da mulher ter representatividade nos parlamentos, para colocar em pauta uma agenda que interessa a mais da metade da população brasileira. “Já é hora de ocupar metade da mesa”, conclamou.  

“Precisamos de uma política da mulher, pois hoje, quem decide essa agenda são os homens. Por isso, precisamos de mais mulheres na política para termos uma política da mulher no Brasil, feita por nós mulheres”, destacou.

Para Betânia, as pautas que são de interesse das mulheres, como violência, trabalho, família,  qualificação e atualização profissional “são feitas e decididas por homens, sem muitas vezes ouvir a opinião de nós mulheres”, enfatizou. 

A parlamentar destacou ainda que “nos falta levar a nossa pauta, com as nossas visões de mundo, para a discussão na esfera pública”. E emendou: “nas sociedades democráticas isso se faz no campo da política. Ocupando espaços nas esferas de poder, em todos os seus níveis”, incentivou.

“A nossa política não é para dividir ou subtrair espaços, mas somar, acrescentar novas ideias, para que possamos multiplicar as oportunidades que as mulheres merecem. Somos metade da população brasileira, metade do eleitorado, agora nos falta ocupar a metade da mesa que todas as decisões. Sobre o nosso futuro nós temos o direito de opinar”, disse.

“[Mulheres] não podemos abrir mão desse direito e nem nos calar diante das injustiças. É tempo de conquistas, pra trás nem pra tomar impulso”

Deputada Betânia Almeida (PV)
Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher/ALERR

Por Ascom/DBA