O aumento no número de casos de infectados e de internados por conta da covid-19, motivou a deputada estadual Betânia Almeida (PV) solicitar ao poder Executivo, através da Indicação nº 381/2021, a inclusão de alunos do último ano dos cursos de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Segundo a parlamentar, a ação será concretizada por meio de uma parceria entre o Governo de Roraima e a instituição acadêmica.

 “Os números de infectados em Roraima começaram novamente a aumentar e as autoridades competentes do nosso país já cogitam uma ‘terceira onda’ da infecção da covid-19 acompanhada de uma nova variante altamente mortal. O problema que estamos enfrentando na saúde é grande, pois é em nível de Brasil. Porém precisamos de mais profissionais para atuarem no combate ao novo coronavírus. Como Roraima ainda carece desse público, nada melhor do que aproveitarmos os nossos futuros médicos e enfermeiros”, destacou.

De acordo com Betânia, a proposta não seria impositiva, ou seja, só atuariam os acadêmicos que demonstrassem interesse e conhecimento dos riscos. 

“Dada a formação ainda incompleta e a pouca experiência desses alunos, sua função seria apenas de auxiliar os profissionais de saúde que já estão trabalhando nas unidades hospitalares do estado”, garantiu a deputada ao afirmar que tal ação “seria de grande valor para a ampliação dos conhecimentos acadêmicos, bem como para a população que teriam um atendimento mais digno durante esse período pandêmico”.

Confira na íntegra, as Indicações e Projetos de Lei de autoria da deputada Betânia Almeida (PV):

Ano 2019:
PLs e Indicações
(aqui)

Ano 2020:
PLs (aqui) e
Indicações (aqui)

Ano 2021:
PLs (aqui) e Indicações (aqui)

Por Ascom/DBA