O Outubro Rosa é importante na conscientização sobre os riscos e os perigos do câncer de mama e do câncer de colo do útero, mas é importante estarmos alertas todos os dias contra essa doença silenciosa e fatal, se não for diagnóstica e curada. 

Deputada Betânia Almeida (Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher – ALERR)

A deputada Betânia Almeida (PV), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da ALERR (Assembleia Legislativa de Roraima), participou nesta quarta-feira, 23, de dois eventos alusivos ao Outubro Rosa.

Na tarde desta quarta-feira (23), no plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, a deputada participou do lançamento da campanha “Seja rosa, um ato de amor”, promovida pela Bancada Feminina da ALERR.

A bancada feminina da ALE-RR é composta por sete parlamentares:  Betânia Almeida (PV), Ione Pedroso (SD), Lenir Rodrigues (Cidadania), Angela Águida Portella (PP) e Aurelina Medeiros (Pode), Catarina Guerra (SD),Tayla Peres (PRTB).

A campanha tem o objetivo de chamar atenção da população para o Outubro Rosa, o mês de prevenção e combate ao câncer de mama e o câncer de colo do útero.

Durante o evento teve palestra com especialistas sobre saúde da mulher e autoestima, espaço de maquiagem e histórias de mulheres que superaram ou lutam contra o câncer de mama. No hall da ALERR aconteceu uma exposição fotográfica sobre a luta contra o câncer.

Para a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da ALE-RR, deputada Betânia Almeida, este trabalho da Bancada Feminina é para ajudar ampliar a campanha Outubro Rosa para a população. “Nesta luta contra o câncer de mama e o câncer de colo do útero é importante ouvir os depoimentos de mulheres que venceram a doença, além de importantes dicas de especialistas sobre a prevenção e o tratamento da doença”, reforça.

A deputada Betânia também participou do evento “Declare seu Amor por Você Mesma”, organizado pela Comissão da Mulher Advogada da OAB Roraima, também alusivo ao “Outubro Rosa”.

No evento além de um bate-papo com a médica Cibelli Navarro sobre “prevenção e diagnóstico” e com a advogada Denise Calil sobre “os direitos do paciente com câncer”, teve apresentação musical, exposição fotográfica, oficina de turbantes e sorteio de brindes.

“Esses eventos além de ajudar na mobilização da sociedade no combate ao câncer, também releva um lado perverso que é a falta de assistência em na saúde pública, com a carência de medicamentos, de infraestrutura dos hospitais, entre outras mazelas”, lamenta a parlamentar.

Mais ainda existem mulheres guerreiras e dispostas a viver. Precisamos estar alertas, pois o câncer de mama, que atinge as mulheres, e também pode atingir os homens. Os altos índices de mortalidade estão aí para comprovar que muitas pessoas morrem por falta de informação ou de assistência adequada. 

Deputada Betânia Almeida 

Autoconhecimento

O exame de autoconhecimento deve ser feito regularmente, para que se possa diagnóstica em tempo hábil e encontrar a cura para essa doença cruel. “De janeiro a setembro de 2019, em comparação ao mesmo período do ano passado, tivemos um aumento de mais de 75% dos casos diagnosticados em Roraima, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau)”, lamenta a deputada.

O nosso gabinete está empenhado no Outubro Rosa, ajudando na campanha de conscientização da sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero. Todos juntos, nenhum a menos!

Deputada Betânia Almeida (Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher – ALERR)

Fotos: Wander Moura