Desde o ano passado a deputada Estadual Betânia Almeida (PV) tem cobrado do Governo de Roraima a reforma, a aquisição de equipamentos e a contratação de mais profissionais para o Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN), em Boa Vista.

Segundo a parlamentar, a Maternidade não suporta mais a demanda diária de pacientes. uma medida precisa ser tomada com urgência, a vida de mães e bebês estão em risco.

Em julho do ano passado a deputada, que é procuradora Especial da Mulher e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, encaminhou a Indicação nº 537/2020, que sugere ao Governo de Roraima a construção de uma nova maternidade em Roraima.

Dois meses depois, a parlamentar enviou a Indicação nº 843/2020, pedido a aquisição de macas hospitalares e poltronas para o Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Nazareth. Após enviar a indicação, a parlamentar procurou o governador Antônio Denarium (PV), que determinou celeridade para atender a demanda.

Este ano, em janeiro, a parlamentar enviou a Indicação nº 18/2021, que pede ao Governo de Roraima a construção mais de salas destinadas a realização partos na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth.

Na Justificativa a parlamentar relembrou que “o intenso fluxo da migração venezuelana provocou uma demanda de mais de 800% nos últimos cinco anos. Por mês já são contabilizados mais de mil partos, em média”, reforçou.

O Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Nazareth encontra-se em condições precárias de atendimento devido à falta de salas individuais para a realização de partos.

Um mês depois, a Indicação nº 63/2021 também foi encaminhada ao Governo de Roraima, solicitando a criação de um espaço de apoio às mulheres e seus familiares no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, localizado em Boa Vista.

A parlamentar agradeceu ao governador Antônio Denarium (sem partido) por atender parte dos pedidos. “Mas o mais importante ainda estamos aguardando com ansiedade, que é a reforma ou a construção de uma nova maternidade. Vamos continuar cobrando do Governo de Roraima”, finalizou a deputada.

Confira na íntegra, as Indicações e Projetos de Lei de autoria da deputada Betânia Almeida (PV):

Ano 2019:
PLs e Indicações
(aqui)

Ano 2020:
PLs (aqui) e
Indicações (aqui)

Ano 2021:
PLs (aqui) e Indicações (aqui)

Por Ascom/DBA