No primeiro ano temos muito o que aprender, mas trabalhamos com afinco e determinação em favor do povo de Roraima.

Dep. Betânia Almeida (PV)
Ouvidora da ALERR
Pres. Comissão de Defesa dos Direitos da Família, da Mulher, da Criança, do Adolescente e de Ação Social

A deputada Betânia Almeida (PV) avaliou os resultados do seu primeiro ano de mandato como deputada estadual. “Buscamos fortalecer nossas ações nas áreas que mais temos atuado que é no apoio à mulher, à família, as crianças e aos adolescentes, mas também trabalhar em outras frentes que a população precisa da nossa presença parlamentar”, disse.

Em 2019, como fiscal do povo, a deputada foi in loco verificar denúncias da população sobre o Hospital Geral de Roraima. “Na primeira vez que fui a unidade pública hospitalar constatei inúmeras irregularidades, desde a falta de medicamentos, de equipamentos para exames, até a péssima qualidade da marmita entregue aos pacientes e seus acompanhantes. Um ambiente deplorável que não oferecia condições de atender o enfermo, quanto os seus familiares. Na segunda ida ao local, em meio a uma forte chuva constatei que a estrutura do maior hospital do estado, não tinha condições para atender a população, bem como as inúmeras infiltrações que ocasionaram alagamento de leitos e corredores daquela unidade”, relembra.

Dias depois, a parlamentar visitou a maior penitenciária de Roraima e “lá também constatei inúmeros problemas, desde a superlotação, quanto as péssimas estruturas de atendimento, porém tive uma resposta imediata de que a situação estava sendo contornada. No local experimentei a marmita servida aos reeducando e comprovei, na época, que estava nos padrões alimentares”, observou.

Site DBA – Quais foram os desafios neste primeiro ano?
Deputada Betânia Almeida (PV) – Aprender todos os dias a forma de melhor servir o povo de Roraima. São 24 pessoas representando o povo, com as quais o diálogo necessita ser constante para que todos possam trabalhar e fazer o melhor pela sociedade. Acredito que foi um ano em que aprendemos muito, o que exigiu uma dedicação intensa à atividade parlamentar. Se não conseguimos fazer tudo o que a nossa população necessita, também não abandonamos o nosso compromisso de lutar todos os dias para que o nosso povo tenha um poder público que atenda as suas necessidades.

Site DBA – Destaque uma ação importante desenvolvida neste período.
Deputada Betânia Almeida (PV) – A ação parlamentar tem duas frentes de atuação indispensáveis à sociedade: fiscalizar a correta aplicação do dinheiro público e propor leis para melhorar a qualidade de vida da população. E isso temos feito. Fiscalizamos e denunciamos a situação na saúde, o que provocou a CPI da Saúde em Roraima, inclusive algumas pessoas foram presas por isso, também estamos à frente da CPI da Roraima Energia, para que a população tenha uma energia de qualidade pelo preço justo, além disso apresentamos mais de uma dezenas de indicações pedindo a construção e recuperação de pontes, estradas e prédios. Também apresentamos sete projetos de lei, que já estão tramitando pelas comissões da Assembleia Legislativa de Roraima.

Site DBA – Quais os planos para 2020?
Deputada Betânia Almeida (PV) – Ampliar nossa atuação parlamentar, cobrar atendimento das indicações e aprovação dos projetos de lei que apresentamos, continuar cobrando do Governo de Roraima respeito e cuidados com a população, apresentar outras indicações e projetos de lei de interesse popular. Outra meta é ampliar nossa atuação em favor das mulheres, crianças, adolescentes, pessoas idosas ou com deficiência, além de ampliar a nossa atuação na área da ação social.

Atuação Parlamentar: 
7 Projetos de Lei
11 Indicações
Ouvidora da ALERR
Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Família, da Mulher, da Criança, do Adolescente e de Ação Social
Presidente da CPI da Roraima Energia