Em função da estrutura física e do atendimento diferenciado que coloca à disposição de crianças e adolescentes meninas, em estado de vulnerabilidade social, a Casa de Acolhimento de Meninas de Várzea Grande/MT é referência para outros municípios bem como para outros Estados.  

A convite do presidente do PV de Mato Grosso, José Roberto Stopa, a procuradora Especial da Mulher, deputada Betânia Almeida (PV), está conhecendo as ações desenvolvidas naquele estado em prol das mulheres. 

Leia também:


Nesta segunda-feira, a parlamentar, acompanhada pela promotora de Justiça e primeira-dama Kika Dorilêo Baracat,  foi conhecer de perto o trabalho realizado em Várzea Grande, a segunda maior cidade de Mato Grosso, na Casa de Acolhimento das Meninas. O espaço recentemente foi reconhecido e apontado como eficiente pela ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.

“Tomei conhecimento dessa Casa em função da visita feita pela Ministra de Estado da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e da avaliação positiva que ela fez desse lugar. Como tinha agenda de trabalho em Mato Grosso, fiz questão de conhecer essa estrutura, e saio daqui também encantada com esse lugar. Essa casa/abrigo para meninas é voltada para o acolhimento, para esse amor que elas, na maioria das vezes, não encontram nos seus lares e vivenciam neste ambiente”, destacou.

A deputada disse ainda que Várzea Grande, e o prefeito Kalil Baracat, estão de parabéns por poder proporcionar a essas meninas a oportunidade de serem acolhidas e assistidas de forma digna e humana. O município tem sido referência, não só em Mato Grosso, mas em todo o país. Eu vim de Roraima para conhecer esse trabalho e assim como a ministra Damares, que elogiou esse local, meus olhos estão também contemplando essa realidade, é tudo muito lindo e as nossas meninas merecem tudo isso”.

A Casa de Acolhimento de Meninas em risco de vulnerabilidade social foi inaugurada em maio deste ano. 

Advogada, Especialista em Direito Público e Docência em Ensino Superior, e Doutoranda em Direito Constitucional (Universidad Jonh F. Kennedy/Argentina), a deputada Betânia Almeida já atua como ouvidora Geral (ALE/RR), procuradora Especial da Mulher (ALE/RR), coordenadora do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (CHAME), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, da Criança, do Adolescente e Ação Social (ALE/RR) e secretária da Mulher do Partido Verde (PV) de Roraima.  

A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, agradeceu a visita da deputada Betânia de Almeida, e disse que um dos pilares desta administração está focada na assistência aos mais carentes, e esse olhar especial e atento às causas sociais têm sido uma marca da primeira-dama, a promotora de Justiça, Kika Dorilêo, que faz questão de acompanhar os projetos que envolvem o setor.  

“O prefeito Kalil Baracat também tem esse olhar sensível às causas sociais e não tem medido esforços em buscar recursos para ampliar projetos sociais em benefícios de crianças, adolescentes, mulheres e idosos do município. E o nosso trabalho enquanto gestora é poder contribuir da maneira possível as que buscam e que de fato necessitam do aporte do poder público”.  

Na ocasião, a secretária Ana Cristina convidou a deputada Betânia, na próxima vez que vier a Mato Grosso, para juntas conhecerem outros projetos desenvolvidos em Várzea Grande, como o Caderno II, Mulheres Empreendedoras e o trabalho realizado pelas rendeiras de Limpo Grande.

A deputada por sua vez agradeceu o convite e disse que virá ao Estado de Mato Grosso com mais tempo e que terá uma agenda mais longa com Várzea Grande para conhecer outros projetos e quem sabe abertura para uma possível parceria.  

Com informações: Secom/VG

Notícias relacionadas:

Confira na íntegra, as Indicações e Projetos de Lei de autoria da deputada Betânia Almeida (PV):

Ano 2019:
PLs (aqui) e Indicações (aqui)

Ano 2020:
PLs (aqui) e
Indicações (aqui)

Ano 2021:
PLs (aqui) e Indicações (aqui)

Por Ascom/DBA

Visite nossas Redes Sociais

Site Oficial: https://betaniaalmeida.com.br/
Facebook:
https://bit.ly/337Cng4
Instagram:
https://bit.ly/3iO6LC9
Twitter:
https://bit.ly/3cgBMMy
WhatsApp:
https://bit.ly/3cQgiHa
Youtube:
https://bit.ly/391dOV