A deputada estadual Betânia Almeida (PV) protocolou na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) a Indicação nº. 920/2020, que sugere ao Governo de Roraima a criação de um programa de capacitação tecnológica para professores.

A matéria é voltada somente para os profissionais de educação que tenham por finalidade o desenvolvimento de novas competências aos docentes da rede estadual de educação, com o uso da tecnologia para elaborar, desenvolver e avaliar práticas pedagógicas que promovam o avanço do aluno diante dos conhecimentos e usos tecnológicos.

Na justificativa da parlamentar, a pandemia do novo coronavírus demonstrou essa necessidade e obrigou, de forma repentina e irremediável, a realização de atividades à distância. 

A parlamentar destaca ainda que a atual geração de alunos já nasceu conectada e o uso das novas tecnologias na educação como forma de evitar que a escola se torne obsoleta, mas com uma forte tendência a ser observada.

“O uso das novas tecnologias não se resume à manipulação de equipamentos, mas, também a novas formas de aprender e ensinar, o desenvolvimento de novas competências e uma nova forma de desempenhar o trabalho pedagógico. Para tanto, é imperiosa a formação e capacitação continuada do professor para atuar nesse novo ambiente que se desenha e que está sempre em franca evolução”, explicou a deputada.

Para Betânia, a adesão à nova realidade tecnológica ainda esbarra nas dificuldades encontradas para a aquisição de equipamentos e na resistência em abandonar, por parte de alguns profissionais, a formação tradicional e de vislumbrar a importância da tecnologia no processo de aprendizagem.

“A formação e a capacitação continuada do profissional são um dos fundamentos da formação do professor previsto no parágrafo único, do art. 61, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Acredito que essa proposição é de relevância indiscutível para o contexto social da comunidade escolar e, mais incisivamente, pela importância da tecnologia para o desenvolvimento social e cultural dos alunos e professores.

Leia mais sobre os Projetos de Lei e Indicações Parlamentares de autoria da deputada estadual Betânia Almeida (PV)

Confira na íntegra, mais de 100 Indicações e cerca de 60 Projetos de Lei de autoria da deputada Betânia Almeida (PV):

Ano 2019:
PLs e Indicações
(aqui)

Ano 2020:
PLs (aqui) e
Indicações (aqui)

Ano 2021:
PLs (aqui) e Indicações (aqui)

Por Ascom/DBA