A deputada estadual Betânia Almeida protocolou a Indicação nº 115/2021 solicitando ao Governo de Roraima, que, após o período pandêmico, retorne às atividades da “Carreta de Saúde da Mulher”, com a realização de exames preventivos, especialmente a mamografia.

Segundo a parlamentar, as atividades de saúde realizadas por tal ação social atendiam com excelência o público feminino em vários municípios do estado, incluindo as localidades de difícil acesso. 

Ela afirma ainda, que os serviços oferecidos pela carreta, incentivam a prevenção do câncer de mama, com a realização de exames como a mamografia, essencial para a descoberta da doença.

“É importante ressaltar que os exames de ultrassonografia ficavam prontos na hora e eram entregues após o procedimento. Já os resultados das mamografias eram encaminhados ao Centro de Referência de Saúde da Mulher (CRSM) e os resultados saiam entre 20 a 30 dias. Caso seja detectada alguma alteração, o Centro faz uma busca ativa e contata a paciente para dar início ao tratamento”, explicou a deputada.

Betânia pede ainda que a “Carreta de Saúde da Mulher” tenha um cronograma de atendimento, como suporte às principais unidades de saúde da capital, como o Centro Regional de Saúde da Mulher (CRSM) e da Clínica Especializada Coronel Mota (CECM).

“É importante oferecer esse serviço às mulheres e levando em conta que a detecção precoce reduz a mortalidade por proporcionar agilidade no início do tratamento adequado, buscamos garantir, de forma igualitária a toda a população feminina, o acesso a esses exames preventivos, pós-pandemia”, finalizou Betânia.

 Carreta já atendeu quase 60 mil mulheres em Roraima

 Desde julho de 2017, a equipe da Carreta de Saúde da Mulher já atendeu a quase 60 mil mulheres, com exames de mamografia, ultrassonografias de abdômen total e superior, vias urinárias, pélvica, obstétrica, de tireoide, de mama e ginecológica.

Para acessar aos serviços basta apenas a apresentação do encaminhamento médico, Carteira de Identidade, CPF (Cadastro de Pessoa Física), cartão do SUS e comprovante de residência. Lembrando ainda que o encaminhamento não era necessário em caso de exame de mamografia para mulheres acima de 50 anos.

 Leia mais sobre os Projetos de Lei e Indicações Parlamentares de autoria da deputada estadual Betânia Almeida (PV)

Confira na íntegra, mais de 100 Indicações e cerca de 60 Projetos de Lei de autoria da deputada Betânia Almeida (PV):

Ano 2019:
PLs e Indicações
(aqui)

Ano 2020:
PLs (aqui) e
Indicações (aqui)

Ano 2021:
PLs (aqui) e Indicações (aqui)

Por Ascom/DBA