A reativação do projeto Cegonha Móvel no Hospital Materno-Infantil Nossa Senhora de Nazareth (HMINSN) foi solicitada pela deputada estadual Betânia Almeida (PV) ao Governo de Roraima, por meio da Indicação nº. 896/2020.

A ação de atendimento humanizado daquela unidade hospitalar consistia na assistência as mulheres em situações de vulnerabilidade social, garantindo acesso ao transporte seguro para as gestantes, puérperas e aos recém-nascidos, por meio de uma ambulância exclusiva de suporte, devidamente equipadas com incubadoras e ventiladores neonatais.

“Era um projeto de grande relevância que garantia o transporte de parturientes e seus bebês após a alta hospitalar para evitar que retornassem a pé ou de ônibus da maternidade para suas casas. O alcance deste projeto é, principalmente, a mulher de baixa renda que não têm recursos financeiros para o translado da maternidade até sua residência e acabava, muitas vezes indo a pé, no calor, com o recém-nascido no colo”, explicou Betânia.

A deputada classificou tal ação do Governo de Roraima como de grande relevância social e por este motivo, acredita na sensibilidade do governador Antônio Denarium (sem partido), em atender o pedido e reativá-la para melhor atender a demanda de parturientes roraimenses. Seria mais um apoio fundamental para as mãezinhas, proporcionando políticas públicas, principalmente para aquelas que tanto necessitam de apoio humanizado”, reforçou Betânia.

Leia mais sobre os Projetos de Lei e Indicações Parlamentares de autoria da deputada estadual Betânia Almeida (PV)

Confira na íntegra, mais de 100 Indicações e cerca de 60 Projetos de Lei de autoria da deputada Betânia Almeida (PV):

Ano 2019:
PLs e Indicações
(aqui)

Ano 2020:
PLs (aqui) e
Indicações (aqui)

Ano 2021:
PLs (aqui) e Indicações (aqui)

Por Ascom/DBA