Após protocolar na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), o projeto de Lei nº. 75/2021, que inclui os trabalhadores do comércio do estado no grupo prioritário para a vacinação contra o novo coronavírus, a deputada estadual Betânia Almeida (PV) encaminhou ofícios para os representantes de organizações e classes sindicais, no sentido de pedir apoio para a aprovação emergencial da matéria.

O documento foi encaminhado ao presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Roraima (Fecomércio-RR) Ademir dos Santos, para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Roraima (CDL-RR) Edson Freitas e para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos Comerciais de Roraima (Sinteco-RR) José Sipaúba da Silva.

No pedido, a parlamentar justifica ser importante a imunização para os comerciários, “por se tratar de um grupo mais exposto à contaminação pelo vírus por conta do contato direto com a população consumidora”.

Além do apoio para a aprovação da proposição, a deputada solicitou ainda que os representantes desse setor realizem campanhas de conscientização com a classe comerciária sobre a importância da vacinação contra a covid-19.

“O comércio local é a parte mais importante na cadeia de abastecimento dos mais variados produtos e serviços indispensáveis à manutenção da nossa sociedade. Porém este setor da economia vem sendo um dos mais prejudicados com essa pandemia. Para atender a demanda, o comerciário se expõe ao contato direto com os consumidores, correndo risco de se contaminar”, justificou a deputada.

Betânia afirma que a proposição foi elaborada, após tomar conhecimento de inúmeras mortes de empresários locais ocasionadas pelo novo coronavírus.

“Infelizmente, as redes sociais se tornaram uma espécie de obituário diário por conta da covid-19. Nesses últimos meses esses meios de comunicação também têm registrado inúmeras mortes de empresários que contribuíram para o fortalecimento do comércio roraimense. Perdi muitos amigos da área empresarial e por esse motivo resolvi protocolar esse projeto de Lei”, enfatizou

A parlamentar acredita que a imunização feita de forma imediata ao público comerciário amenizará a contaminação nesse setor econômico.

“Desta forma conseguiremos oferecer mais segurança aos empresários, colaboradores e consumidores. Porém, mesmo com a vacinação, as normas de segurança e higiene nos estabelecimentos comerciais devem continuar até que consigamos controlar a contaminação desse terrível vírus”, finalizou Betânia.

Confira na íntegra, as Indicações e Projetos de Lei de autoria da deputada Betânia Almeida (PV):

Ano 2019:
PLs e Indicações
(aqui)

Ano 2020:
PLs (aqui) e
Indicações (aqui)

Ano 2021:
PLs (aqui) e Indicações (aqui)

Por Ascom/DBA