A deputada estadual Betânia Almeida (PV) apresentou em sessão ordinária híbrida da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), o projeto de Lei nº 30/2021 que cria a Política Estadual de Incentivo ao Consumo Sustentável.

Segundo a parlamentar, a proposta tem como objetivo orientar a população sobre o consumo consciente na utilização dos recursos naturais de forma sustentável. Ela afirma ainda que tal ação deve proporcionar a qualidade de vida para a geração presente sem comprometer as necessidades futuras.

“Temos que incentivar as mudanças de atitudes por parte da população consumidora na escolha de produtos oriundos com base nos processos ecologicamente viáveis. Estimular o consumo desnecessário de água, energia elétrica e de outros recursos naturais renováveis e não renováveis em âmbito residencial e atividades de produção no comércio e de serviços”, explicou.

Outro fato considerado positivo segundo a proposta da deputada trata da reutilização e a reciclagem de produtos e embalagens, como também informar sobre o tempo de decomposição de cada um deles.

“Uma sociedade sustentável deve caminhar equilibrando o crescimento econômico. Ela deve ter consciência do que pode ser consumido sem que haja danos ao meio ambiente. Uma das formas politicamente corretas é o descarte de certos materiais poluentes, que necessitam de um local para depósito, sem que seja jogado em locais que venham a poluir a natureza, como rios, mares e florestas, porém cabe a consciência de cada cidadão”, enfatizou a deputada.

Conforme a matéria elaborada por Betânia, a Política Estadual de Incentivo ao Consumo Sustentável será desenvolvida por meio de ações educativas e informativas, mediante a colaboração do poder público e da sociedade organizada.

“É importante nos conscientizar que o desenvolvimento tecnológico trouxe grandes benefícios à sociedade. Entretanto, de modo geral, o processo industrial ainda não internalizou as práticas de economia de recursos naturais e de energia, de controle de rejeitos e de reciclagem de produtos.”

Deputada Betânia Almeida (PV)

Leia mais sobre os Projetos de Lei e Indicações Parlamentares de autoria da deputada estadual Betânia Almeida (PV)

Confira na íntegra, as Indicações e Projetos de Lei de autoria da deputada Betânia Almeida (PV):

Ano 2019:
PLs e Indicações
(aqui)

Ano 2020:
PLs (aqui) e
Indicações (aqui)

Ano 2021:
PLs (aqui) e Indicações (aqui)

Por Ascom/DBA