A covid-19 é uma doença muito grave, cujo tratamento é severo e mesmo, após a cura, pode deixar sequelas graves, cujos sintomas podem demorar para desaparecer do organismo humano.

A deputada estadual Betânia Almeida (PV) protocolou a Indicação nº 92/2021 sugerindo ao poder Executivo a criação do Centro Estadual de Referência Pós-Covid em Roraima, destinado a promover atendimento a pacientes com complicações após tratarem da doença.

“Foi comprovado cientificamente que muitas pessoas ficam com sequelas graves após tratarem da covid. Problemas respiratórios e renais, dores de cabeças e de fígado, entre outras complicações. São sintomas que persistem durante meses ou até mesmo anos, por isso é necessário que esses pacientes contem com um local para tratamentos e exames, com aplicação de medicamentos e fisioterapias pulmonares”, explicou a parlamentar.

De acordo com Betânia, muitos estados brasileiros já implantaram os centros de referência. Ela acredita que por conta da grave situação de saúde pública que Roraima está passando, causada pela pandemia da covid-19, o governador Antônio Denarium (sem partido) atenderá a indicação parlamentar.

“Precisamos cuidar urgentemente dessas pessoas, pois é uma situação séria de saúde pública e é dever do poder público zelar pela vida de cada cidadão que foi acometido por essa terrível doença”, finalizou Betânia.  

Leia mais sobre os Projetos de Lei e Indicações Parlamentares de autoria da deputada estadual Betânia Almeida (PV)

Confira na íntegra, mais de 100 Indicações e cerca de 60 Projetos de Lei de autoria da deputada Betânia Almeida (PV):

Ano 2019:
PLs e Indicações
(aqui)

Ano 2020:
PLs (aqui) e
Indicações (aqui)

Ano 2021:
PLs (aqui) e Indicações (aqui)

Por Ascom/DBA