O Dia do Ouvidor é comemorado em 16 de março. Na mesma data foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores. A função principal é ser o representante dos cidadãos e usuários dos serviços públicos prestados pelo Estado no órgão ou entidade em que atua. 

“A missão do Ouvidor é promover o diálogo, estabelecendo a comunicação entre as partes”, explica a deputada Betânia Almeida (PV), ouvidora da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

A Ouvidoria é o canal oficial para reclamar, sugerir, denunciar, avaliar, enfim, um caminho para o cidadão ajudar a melhorar a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR).

“É importante a nossa população externar sua opinião e apresentar contribuições para tornar cada dia mais forte o Poder Legislativo de Roraima”, enfatiza a ouvidora Geral.

Segundo a parlamentar, desde que assumiu a Ouvidoria da ALE-RR, em janeiro de 2019, “já tivemos cerca de 300 notificações, que foram encaminhadas aos setores e, posteriormente, comunicado o resultado de cada notificação”, completou.

Em 2021, o objetivo é ampliar o atendimento, inclusive com deslocamento da equipe da Ouvidoria Geral para bairros e municípios de Roraima. “É uma forma eficiente de estimular a sociedade a cobrar atuação dos seus representantes no Legislativo”, disse.

A Ouvidoria Geral da ALE-RR funciona na Av. Ville Roy, n.º 1.908, Térreo, Bairro Caçari. O contato também pode ser pelo e-mail ouvidoria@al.rr.leg.br ou pelo telefone 95 98120 0800 (whats).

Moção de Aplauso

A deputada Betânia Almeida protocolou nesta segunda-feira, 15, Moção de Aplauso nº 14/2021 “em homenagem aos ouvidores de Roraima”. A moção será lida e vota na sessão plenária da ALE-RR, desta terça-feira, 16. 

“A ouvidoria é fruto da melhoria de atendimento ao cidadão em organizações públicas e privadas. Um lugar para as demandas oriundas do cidadão inconformado”, acrescenta. 

Segundo a parlamentar, a moção é um reconhecimento à importância da função e das pessoas que a desempenham. “A ouvidoria é um espaço democrático que precisa de pessoas comprometidas em acompanhar e responder às demandas do povo”, finaliza a justificativa.

Leia mais sobre os Projetos de Lei e Indicações Parlamentares de autoria da deputada estadual Betânia Almeida (PV)

Confira na íntegra, mais de 100 Indicações e cerca de 60 Projetos de Lei de autoria da deputada Betânia Almeida (PV):

Ano 2019:
PLs e Indicações
(aqui)

Ano 2020:
PLs (aqui) e
Indicações (aqui)

Ano 2021:
PLs (aqui) e Indicações (aqui)

Por Ascom/DBA