“Os mais ‘guerreiros’ nessa luta contra a Covid-19 são os nossos queridos profissionais da saúde que de forma árdua, lutam para salvar uma vida. E muitas vezes, por conta desse belo trabalho acabam se infectando e perdendo a batalha contra essa maldita doença. A eles, o meu reconhecimento”, destacou a deputada estadual Betânia Almeida.

Essa foi uma das situações que motivou a parlamentar a apresentar o Projeto de Lei nº. 99/2020 que dispõe sobre a prioridade de atendimento dos profissionais da saúde em estabelecimentos públicos e privados do estado durante a pandemia.

“Tenho três irmãos ligados à área da saúde e sei das dificuldades que eles têm enfrentado nos hospitais. Imagino como está sendo a corrida de outros profissionais que muitas vezes acabam tendo que cumprir plantões para atendimento aos pacientes acometidos pela covid-19. Porém, essas pessoas como cidadãos e precisam resolver seus problemas pessoais e logo retornar aos seus ambientes de trabalho”, justifica.

Na proposta apresentada por Betânia, o atendimento prioritário a esses profissionais será concedido mediante apresentação da carteira de registro no respectivo Conselho Regional e declaração de vínculo profissional emitida por hospital público ou privado.

Repartições públicas, empresas concessionárias de serviços públicos, serviços notariais e de registro, instituições financeiras, supermercados, farmácias, laboratórios médicos e hospitais serão os estabelecimentos que terão que dar essa prioridade ao atendimento a esse grupo. Caso seja sancionada, a Lei terá vigência enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.

“É importante ressaltar que essas pessoas também são cidadãos e têm o direito de realizar suas compras, pagar contas, entre outras obrigações diárias a zelar. Vale lembrar que mesmo com o avanço da internet, existem aplicativos que não fazem todos os tipos de transações financeiras. Então é importante priorizar o atendimento nesses estabelecimentos a esses cidadãos que têm pouco tempo de folga para resolver essas pendências”, finalizou a deputada.

Leia mais sobre os Projetos de Lei de autoria da deputada Estadual Betânia Almeida (PV).

Por Ascom/DBA