Onze indicações de autoria da deputada estadual Betânia Almeida (PV) foram protocoladas nesta terça-feira, 23, na Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Todas elas são voltadas as ações de combate a pandemia da COVID-19, que devem ser executadas pelo Governo do Estado em caráter de urgência.

Para a parlamentar, são proposições que ajudaram a amenizar os problemas que atualmente o Estado de Roraima vem enfrentando para controlar a doença como, o isolamento social, atendimento a pacientes acometidos pelo novo coronavírus, a falta de aulas presenciais para os alunos do sistema público de educação, testes rápidos para detectar a COVID-19, entre outras situações.

“O momento e de muita tribulação, porém é de união e requer esforços de toda a classe política roraimense em prol da saúde do nosso povo, que necessita urgentemente de medidas mais severas de combate a essa pandemia do novo coronavírus”, justificou.

Betânia reforça a importância para a execução dos pedidos, pelo fato de requerer emergência.

“São propostas que valeram somente no período do decreto de calamidade pública que não só Roraima vem passando, mas o mundo inteiro. São muitos os problemas que estamos passando. Já ultrapassamos a casa dos dez mil infectados e já passamos dos 250 óbitos por conta dessa terrível doença. Acredito que todas essas indicações serão atendidas para que logo, a população do meu estado possa voltar a vida normal”, finalizou.

Indicações
A primeira foi a Indicação nº. 505/2020 que sugere ao Governo de Roraima imediata inauguração do anexo do HGR.

Já a segunda Indicação de nº. 506/2020 quer que o Executivo disponibilize a distribuição de apostilas à alunos da Escola Estadual Barbosa de Alencar, localizada no KM 20 da BR-432, no município do Cantá. Lá, grande parte dos alunos não tem condições de acompanhar as aulas pela internet durante a pandemia.

A terceira Indicação de nº. 507/2020 solicita ao poder estadual, que preste o atendimento psicológico on-line a população durante a pandemia.

A quarta Indicação nº. 508/2020 sugere ao chefe do Executivo que dê início ao pagamento das parcelas do Programa Renda Cidadã as famílias que foram prejudicadas financeiramente pela pandemia.

Já a quinta Indicação de nº. 509/2020 sugere ao chefe de Estado que crie um plano de desinfecção para as escolas públicas.

A sexta é a Indicação nº. 510/2020 que solicita ao Executivo a testagem periódica dos profissionais de saúde que estão no enfrentamento ao coronavírus.

Já a sétima é a Indicação nº. 511/2020 que solicita ao poder estadual, a execução de testes rápidos de COVID-19 para a Prefeitura de Boa Vista (PMBV).

A oitava Indicação nº. 512/2020 sugere ao Governo do Estado, a disponibilidade de ambulâncias UTIs para atendimento a pacientes infectados com o novo coronavírus.

A nona Indicação nº. 513/2020 solicita ao chefe de Estado, o sistema de desinfecção hospitalar do Hospital Regional Sul Ottomar de Sousa Pinto, no município de Rorainópolis.

A décima Indicação nº. 514/2020 propõe Executivo, a criação de mais leitos de UTIs no Hospital Geral de Roraima (HGR), para atender os casos mais graves de pacientes com a COVID-19.

O protocolo encerrou com décima primeira foi a Indicação nº. 515/2020 que solicita a ampliação de leitos de UTIs do Hospital Regional Sul, do município de Rorainópolis para atender pacientes em estado grave com COVID-19.

Texto e Foto: Ascom/DBA

Leia Mais sobre as indicações da deputada Estadual Betânia Almeida (PV).