A deputada estadual Betânia Almeida (PV) protocolou a  Indicação nº. 363/2020 que pede ao Governo de Roraima os serviços de limpeza e desinfecção nas instalações do Instituto Médico Legal de Roraima (IML-RR). A proposta foi lida e deliberada na última sessão remota da Assembleia Legislativa de Roraima, realizada na última terça-feira, 12.

A ação, conforme a parlamentar, é necessária para auxiliar ao conter a propagação do novo coronavírus (COVID-19), que passou a ser considerada como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “A pandemia do novo coronavírus tem atingido números alarmantes em todo o mundo. Em Roraima os índices de disseminação e transmissão da Covid-19 estão crescendo de maneira alarmante”, justificou.

A parlamentar utilizou como exemplo, o último Boletim Epidemiológico publicado pela Secretaria Estadual de Saúde (SESAU), nesta sexta-feira, 12 de maio, que registra mais de 1.700 casos confirmados e 49 óbitos causados por Covid-19.

“É fundamental ressaltar que a função do IML não é só a realização de necropsias. A maior parte dos atendimentos destina-se a indivíduos vivos, como vítimas de acidentes de trânsito, agressões, acidentes de trabalho entre outras ações. Vale lembrar que não há equipamentos de proteção individual para todos. Então é necessário que se tome essa medida”, explicou Betânia, afirmando que a ação evitará aglomerações.

A deputada reforça que tais ações evitaram que a contaminação aconteça, tanto entre as pessoas, quando no ambiente de trabalho dos peritos.

“Se o local não estiver devidamente limpo e desinfetado, seguindo as orientações de órgãos como o Ministério da Saúde (MS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS), ele pode acabar tornando-se um centro de contaminação de Covid-19”.

“As pessoas atendidas podem lá contrair a doença e ao sair espalhá-la para o resto da população, o que aumentaria as já graves estatísticas sobre o novo coronavírus em nosso estado, com reflexo negativo no sistema estadual de saúde”, alertou.

Texto e Fotos: ASCOM/DBA

Leia mais notícias sobre as indicações parlamentares da deputada Estadual Betânia Almeida (PV).