A presidente da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente e de Ação Social, da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR), deputada Betânia Almeida (PV) culpa o governador Antônio Denarium (PSL) pelo caos na segurança pública em Roraima.

“As principais vítimas são mulheres, jovens e até crianças, que por falta de proteção e oportunidades são exterminadas diariamente”, disse a parlamentar.

Segundo a parlamentar, são recorrentes os casos de violência e muitos sem solução. “O mais recente foi praticado contra um jovem indígena, morto de forma covarde e brutal”, relembra. Segundo o site G1/Roraima, a vítima de 16 anos teria sido agredida e laudo aponta traumatismo craniano.

A violência está cada dia pior em Roraima porque o governador Denarium propostas nem na área social e menos ainda na segurança pública.

Dep. Betânia Almeida (PV)
Pres. Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e de Ação Social

Caos na Segurança Pública

A deputada observa que o não cumprimento das promessas “causam esse caos que vivemos em Roraima”. A parlamentar cobra a promessa de criação do programa Polícia na Rua do seu Bairro, feita pelo governador durante entrevista ao JRR 1, em setembro de 2018. De acordo com a promessa não cumprida uma viatura estaria disponível para cada bairro da capital e uma para cada cidade e vila do interior. “Só promessa”, observa.

Betânia lembra ainda da promessa de “criar aplicativo de botão do pânico para a população”, para a pessoa enviar um sinal de socorro ao sistema integrado com o Batalhão da Polícia Militar, o que até hoje não aconteceu. Segundo o G1 Roraima, a promessa consta do plano de governo.

Ação Social

A deputada, que também é presidente da Comissão de Ação Social, acusa o governador de enganar a população e “acabar com os programas sociais”.

“Quando perguntando sobre o crédito social, o candidato Denarium negou que acabaria com o projeto e ainda aumentaria o valor pago a cada família de renda menor. Ao assumir, além de não cumprir a palavra, ainda determinou o fim do crédito social”, relembra. “Vamos aumentar o valor e vamos manter também a quantidade de famílias beneficiadas”, disse o então candidato, em entrevista ao G1, em setembro de 2018.

A parlamentar também acusa o governador de abandonar a juventude. O programa Juventude Cidadã, com a missão de promover a capacitação de jovens de 15 a 17 anos como Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano, mediante a concessão de bolsa, nunca foi idealizado apesar de constar no plano de governo.

O governador, quando candidato, também incluiu no plano de governo,  o compromisso de implementar Centros da Juventude, que seria polos municipais de execução de programas, projetos e serviços nas áreas de saúde, educação, cultura, capacitação para o trabalho, esporte, proteção, justiça e assistência social. “Só mais uma promessa”, alega a deputada Betânia.

O senhor Denarium mentiu para o povo quando era candidato e, após eleito, como governador continua mentido e enganando a população de Roraima.

Dep. Betânia Almeida (PV)
Pres. Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e de Ação Social