A deputada Betânia Almeida que é Procuradora Especial da Mulher, foi ao CHAME (Centro Humanitário de Apoio à Mulher) de Rorainópolis, localizado na BR-174, no sul do Estado, verificar o andamento dos trabalhos e como estão sendo realizados os atendimentos às mulheres vítimas de violência e fez palestra em escola pública.

Durante a visita ao município, a parlamentar aproveitou para fazer uma palestra na Escola Estadual José de Alencar, para falar aos alunos do Ensino Médio, o que é violência doméstica, quais os tipos de violência que existem, além de explicar sobre a Lei Maria da Penha.

As palestras de conscientização contra a violência domestica são referentes a Lei Ordinária nº 1.524, de 21 de outubro de 2021, de autoria da deputada Betânia Almeida, lei conhecida como “Maria da Penha nas Escolas”.

Os alunos puderam tirar suas dúvidas sobre como evitar este tipo de violência em casa, no ambiente familiar . E também já se conscientizarem sobre a postura que devem ter quando começarem a se relacionar com as mulheres.

TIPOS DE VIOLÊNCIAS – Para quem não conhece, a Lei Maria da Penha preconiza cinco tipos de violência: a física, quando há lesões corporais; a psicológica, quando a saúde mental é afetada; a moral, em que o indivíduo distorce a imagem da mulher para outros; a patrimonial, em que há destruição ou subtração de itens pessoais da mulher e a sexual, em que não há consentimento do ato, sendo casada ou não.

A deputada, juntamente com a coordenadora do CHAME de Rorainópolis, Dra. Roseli Ribeiro, também discutiram estratégias para trazer melhorias para o atendimento às mulheres que vão em busca de atendimento e apoio, que procuram o CHAME para romper a barreira do silêncio.
A procura ainda é tímida e a equipe pede mais encorajamento para romper o ciclo de violência.

De dezembro de 2021 a março deste ano, a unidade do CHAME em Rorainópolis fez sete atendimentos, a maioria para orientação jurídica sobre a Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/06). No último caso, houve a necessidade de acompanhamento multidisciplinar de advogada, psicóloga e assistente social.

“Nós ficamos muitos felizes em receber a visita da deputada Betânia, tanto eu, como as servidoras do CHAME, isso transmite segurança para nós  no trabalho que estamos desenvolvendo no município. É importante lutar para o empoderamento das mulheres, em especial, na prevenção e enfrentamento da violência doméstica e familiar, então, esta visita foi fundamental para as atividades do CHAME e para que a gente consiga fazer com que mais mulheres possam ser atendidas”, destacou a coordenadora do CHAME, Roseli Ribeiro.

ATENDIMENTOS – O CHAME faz parte da Procuradoria Especial da Mulher e está localizado em Boa Vista, na avenida Santos Dumont, nº 1470, bairro Aparecida, e em Rorainópolis, na BR-174, próximo à rodoviária. Ambas as unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem intervalo para o almoço.

O ZapChame é a ferramenta virtual de atendimento ao cidadão. Pelo telefone (95) 98402-0502, a população também pode buscar

 

Visite nossas Redes Sociais

Site Oficialhttps://betaniaalmeida.com.br/
Facebook
https://bit.ly/337Cng4
Instagram
https://bit.ly/3iO6LC9
Twitter
https://bit.ly/3cgBMMy
WhatsApp
https://bit.ly/3cQgiHa
Youtube
https://bit.ly/391dOV